Independente se você é profissional do motocross ou apenas praticante do final de semana, sabemos que a paixão pelo esporte é a mesma.
E por ser uma atividade onde o piloto está constantemente utilizando a embreagem, o freio, trocando as marchas, usando o acelerador, saltando e passando em curvas, o cansaço e a falta de preparo físico acabam sendo limitantes para a continuação da prática, sendo necessário um intervalo entre um treino e outro para recuperar o fôlego e voltar a acelerar novamente, pois os riscos das quedas geralmente aumentam quando os pilotos estão mais cansados, facilitando a ocorrência de lesões.
Visando melhorar o condicionamento físico para otimizar os treinos e sua performance na hora da pilotagem, os praticantes de motocross têm focado cada vez mais no treino físico sem a moto como complemento.

Desta forma, nosso parceiro Dr. Thiago Martins, ortopedista e praticante do esporte, bateu um papo com o Dino, que é um cara nota 1000 e especialista na área de preparação física, buscando trazer algumas dicas para elevar o condicionamento dos pilotos ao máximo.
Dino já treinou e treina vários campeões do esporte offroad sobre 2 rodas pelo Brasil afora. Ex piloto e natural de BH, hoje é responsável pela preparação física dos pilotos da Equipe Yamaha Monster Energy Geração, de Florianópolis/SC, a qual tem se destacado nessas primeiras etapas do campeonato Brasileiro de motocross, conquistando excelentes resultados em todas as categorias.

1- Dino, quando e por que você começou a treinar pilotos de motocross?
Comecei a treinar pilotos de motocross por paixão ao esporte, depois de ter que abandonar o motocross por falta de verba para continuar no esporte, isso há 25 anos atrás. Já tenho alguns anos de experiência!
2- Quais os tipos de treinamento você indica e com qual frequência?
Nós fazemos muita bicicleta e funcional também. Gosto de passar vários tipos de exercícios para o treinamento não se tornar monótono. Os atletas profissionais treinam praticamente todos os dias. Para os amadores seria interessante treinar no mínimo 3 vezes na semana.
3- E quanto aos treinos com moto, qual a frequência e duração ideal?
De 3 a 4 vezes na semana, sempre 4 baterias de 30 minutos.
4- Quais outros fatores podem contribuir com a melhora do condicionamento do atleta?
Acredito que o sono seja o maior aliado do atleta, depois alimentação e também treinos constantes e divertidos.
5- Caso alguém tenha interesse em uma assessoria, como faz para te encontrar?
É só chamar no meu Instagram!! @dino_training
6- Pode deixar uma mensagem para os pilotos que estão buscando melhorar seu condicionamento físico?
A minha mensagem é nunca desistir, ter garra ao fazer os seus treinos para que o resultado seja melhor a cada dia.
E-mail: thiago.institutodefraturas@gmail.com
www.drthiagomartins.com.br
Instagram: @ortopedia_trauma
Continue arrastando para cima ☝☝☝ para conferir todos os patrocinadores do site Show Radical 👇⚡!
– Clicando no anuncio das empresas você é direcionado ao site da marca!