Aconteceu nesse domingo na cidade de Fagundes Varela RS a etapa de abertura da temporada 2022 do Brasileiro de Motocross com a presença de um grande número de competidores vindos de todas as partes do país e com várias participações internacionais. A chuva castigou o circuito durante todo o fim de semana, adiando as corridas do sábado para o domingo e no domingo criando polêmica e divisão de opiniões.

Ao todo 6 categorias das 7 que seriam disputadas no fim de semana alinharam no gate numa pista de muita dificuldade onde a palavra superação foi a chave da vitória dos seis vencedores de hoje: Elizeu Zeus pela MX5, Gabriel Mielke pela MX2 Junior, Ismael Rojas pela Nacional, Roosevelt Assunção na MX4, Gabriel Andrigo na MX2 e Rafael Faria na MX3. Na categoria MX1 pelo menos 80% dos 17 pilotos inscritos optaram por não largar, devido a alta velocidade da classe e a impossibilidade de resgate em vários pontos da pista a maior parte dos pilotos decidiram por não alinharem para prova, fato que dividiu opiniões e criou muita polêmica no local.

O domingo amanheceu chuvoso na região de Fagundes Varela e como prometiam as previsões do tempo foi chuva durante praticamente o dia todo, mesmo que uma fina garoa que as vezes aumentava sua potência, foi o suficiente para deixar a pista numa situação bastante delicada de competição. Mesmo assim a direção de prova da CBM optou apenas por cancelar o warm-up, indo direto para a largada com a categoria MX5, daí então até a última bateria do primeiro bloco a MX4, tudo aconteceu normalmente.

Após os pódios das 4 primeiras baterias, foi a vez da MX2 entrar na pista, os jovens atletas das principais equipes aceleraram muito forte na lama e mostraram um bom ritmo, mesmo com algumas quedas e quebras a prova aconteceu normalmente, na sequência seria a vez da MX1 largar, porém num acordo quase que geral apenas 4 motos vieram para o gate para largada foram eles: Pepê Bueno, Lucas Dunka, Jean Ramos e Jeferson Keil segundo o regulamento da FIM para ser válida uma largada num campeonato oficial é preciso ter no mínimo 6 motos no gate sendo assim a prova foi cancelada para a MX1 por opção livre da maioria dos pilotos.
Segundo a maior parte dos pilotos devido ao mau tempo e as péssimas condições de pista o problema estava em uma possível rápida remoção em caso de uma queda grave, onde vários pontos da pista a equipe de socorro não conseguia acesso devido ao barro e como a classe MX1 é a mais rápida e disputada do campeonato com a pista naquelas condições o risco de quedas era evidente e as chances de resgate muito escassas, com isso a maioria em comum acordo conseguiram o cancelamento da bateria de abertura do campeonato na categoria!
Abaixo o player da transmissão oficial de responsabilidade da empresa SportBayTV:
Confira a seguir os resultados e os vencedores das baterias que largaram nesse domingo:
MX5


MX2 Junior


Nacional


MX4


MX2


MX3


A próxima etapa acontece no próximo fim de semana na cidade de Ibirubá também no Rio Grande do Sul, nossa equipe mais uma vez estará presente na cobertura completa pelo site Show Radical, nosso muito obrigado a cada um dos milhares de fãs do esporte na América Latina que acompanharam tudo pela nossa mídia!
Continue arrastando para cima ☝☝☝ para conferir todos os patrocinadores do site Show Radical 👇⚡!
– Clicando no anuncio das empresas você é direcionado ao site da marca!